terça-feira, 12 de junho de 2012

Dia dos namorados

Dia dos Namorados...

Felizes são aqueles que na vida encontraram sua outra metade, seu complemento, o encaixe perfeito para montar o quebra cabeça de sua realização emocional. Hoje o amor é visto como um sentimento banalizado e sem importância. Trocar de companhia amorosa é tão comum que namorar já é tido como um relacionamento antiquado, fora de moda; a onda do momento é ficar, quase já não existe o sentimento de companheirismo, amizade e compreensão entre os casais. A relação atual dura o tempo da balada, as horas do show, o dia de sol na praia ou a hora de um passeio informal.
Retrato de famílias desestruturadas, casamentos que acabam antes de começar, crianças ao relento do infortúnio de pais sem um mínimo de senso de responsabilidade e muitas pessoas solitárias por medo de saber amar e estar à margem da sociedade moderna, por não seguir os moldes que a mídia e a juventude ficante lhes impõe.
Cadê as cartas de amor, os poemas escritos a mão, as serenatas, as declarações ao luar, os passeios de mãos dadas como se flutuasse em nuvens? Romantismo? Essa palavra ainda deveria ser imprescindível na vida a dois! Mas as declarações de amor de Roberto Carlos, Cauby Peixoto, Elis Regina entre outros cantores foram trocadas por letras intransigentes que denigrem a imagem pura e divina do verdadeiro amor.
Prefiro ser retrógada a partilhar dessa era de anti-romantismo, na qual se tem dez flertes numa noite, centenas de beijos numa festa, e no outro dia se está absorto numa solidão fria e cruel, prefiro ser careta, a me moldar a essas inovações capengas expostas nas telenovelas sem escrúpulos e sem noção do que se é um namoro, um início para a construção de uma base familiar, antes ser cafona do que compactuar com essa logística impensante de brincar de se relacionar. Pessoas não são marionetes nem objetos descartáveis que se usa e se esquece num canto qualquer; avante a valorização humana e do seu sentimento mais sublime O AMOR. E que esse dia dos namorados ainda encontre muitas pessoas que reconheçam o sentido de um relacionamento. E que as verdadeiras emoções vençam a modernidade desprovida de sentimentos. Oxalá exalte o AMOR.
                    Patrícia Costa




Nenhum comentário:

Postar um comentário