quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Imagens do projeto Ler é Bom Experimente! do escritor Laé de souza

Ler é bom, experimente!do escritor Laé de Souza

Projeto de leitura destinado a alunos do ensino fundamental, a partir do 2º ano (1ª série), ao ensino médio.
Tem como objetivos incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade dos jovens. Aprovado pelo Ministério da Cultura desde 2000, com o patrocínio da Companhia de Seguros Aliança do Brasil, pelo quarto ano consecutivo, o projeto é desenvolvido com excelentes resultados em escolas estaduais e municipais em todo o Brasil.
A unidade escolar recebe, como doação, 38 a 152 exemplares de uma das obras de Laé de Souza.
Em 2011 o projeto será aplicado com as obras "Radar, o cãozinho", "Quinho e o seu cãozinho - Um cãozinho especial" e "Espiando o mundo pela fechadura", e a escola poderá participar com duas ou mais classes, recebendo como doação exemplares para todos os alunos.
Junto com os livros, a escola também recebe material didático (folhas pautadas para redação e questionários e um caderno de atividades para turmas do infantil) para aplicação do projeto em sala de aula.
O primeiro módulo atende os alunos da 2ª a 5ª ano do ensino fundamental.
A partir da leitura do livro “Quinho e o seu cãozinho – Um cãozinho especial” ou "Radar, o cãozinho" e questões propostas em um caderno de atividades, o aluno é estimulado pelo professor a escrever uma pequena carta ao autor falando sobre a obra.
O segundo módulo atende os alunos a partir do 6ª ano do ensino fundamental até o ensino médio.
Após a leitura do livro "Espiando o mundo pela fechadura" e o desenvolvimento de várias atividades sugeridas, os alunos respondem questionário sobre a obra e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nos personagens. Os autores dos três melhores trabalhos recebem como prêmio outra obra de Laé de Souza. Os alunos participantes, a partir da 6º ano, concorrem a ter o seu texto no livro "As 50 melhores crônicas do Ler é Bom, Experimente!", que será lançado no final de 2011.
Sobre a inscrição
O Projeto enviará à escola inscrita, como amostra, um exemplar da obra a ser utilizada e mais informações sobre as atividades que serão desenvolvidas pelo professor. Se após análise, houver a confirmação do interesse, serão enviados todos os materiais para a aplicação do projeto. O projeto é aplicado gratuitamente e destina-se à escolas públicas do todo o Brasi
O projeto "Ler é Bom, Experimente!"

2 comentários:

  1. Olá Patrícia!!!O projeto é ótimo, as obras desse escritor utilizam uma linguagem bastante acessível para os estudantes, quem aderir vai gostar muito.Beijos, paz e bem...

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Kelly, vc sabe bem pôs trabalhou muito bem esse projeto conosco no Educandário ano passada

    ResponderExcluir